Associação de Classe dos Descarregadores de Mar e Terra do Concelho de Almada.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Associação de Classe dos Descarregadores de Mar e Terra do Concelho de Almada.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHALM/ADMTALM

Tipo de título

Formal

Título

Associação de Classe dos Descarregadores de Mar e Terra do Concelho de Almada.

Datas de produção

1918  a  1932-01-10 

Dimensão e suporte

9 u.i. (4 capilhas, 3 livros e 2 maços); papel.

Extensões

4 Capilhas
3 Livros
2 Maços

Entidade detentora

Arquivo Histórico de Almada.

Produtor

Associação de Classe dos Descarregadores de Mar e Terra do Concelho de Almada.

História administrativa/biográfica/familiar

Associação de classe fundada entre o ano de 1891 e o início da década de 1900, no Caramujo, lugar da freguesia da Cova da Piedade.Os seus estatutos foram aprovados oficialmente pelo Alvará de 5 de Março de 1921, publicado no Diário do Governo n.º 58, 2,ª série, de 12 Março de 1921.A organização interna da Associação estava regulada pelo Decreto de 9 de Maio de 1891, diploma que definiu que os corpos gerentes, eleitos anualmente, eram constituídos pela Direcção (composta por um presidente, um secretário, um tesoureiro e dois vogais), pela Assembleia-geral de sócios (dirigida por um presidente e dois secretários) e o Conselho Fiscal (composto por um presidente, um secretário e um relator).A comissão organizadora da associação era composta por nomes como Thomaz Simões, António Fernandes Júnior e Eduardo Pinho.Os associados eram operários com actividade em trabalhos de carga e descargas no concelho de Almada.Os principais fins da associação consistiam no estudo e defesa dos interesses económicos e profissionais comuns dos associados; promoção da instrução e educação dos seus associados e respectivas famílias, mediante a criação de uma biblioteca e gabinetes de leitura, o estabelecimento de aulas de educação literária e artística e a organização de conferências e palestras.A sua extinção foi oficializada pelo Decreto-Lei n.º 23050 de 23 de Setembro de 1933, surgindo no país novos sindicatos nacionais.

História custodial e arquivística

Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação. Embora, presume-se que na sequência do Decreto-Lei n.º 23050, de 23 de setembro de 1933, a documentação do seu arquivo, terá ficado à guarda da Administração do Concelho e aí permaneceu até à extinção do cargo de Administrador do Concelho (c. 1940), altura em que possivelmente foi transferido para o arquivo municipal.

Sistema de organização

Classificação orgânico-funcional. Ordenação cronológica dentro das séries.

Condições de acesso

Condicionado ao estado de conservação dos documentos e determinações legais.

Condições de reprodução

Condicionada ao estado de conservação dos documentos, fim a que se destina e determinações legais. Sujeita à Tabela de taxa, tarifas e preços em vigor.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.