logotipo

O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Nº inventário:
MN.000048
Designação:
Termómetro
Cronologia:
31/12/1960-01/01/1922
Incorporações:
Doação; Companhia Portuguesa de Pesca
Materiais:
Medidas:
Espessura: 6,00 cm [Manómetro]
Temperatura [Mostrador] Centigrade - de 100 a 430 Fahrenhet - de 200 a 800
Comprimento: 7,58 cm [Sonda]
Diâmetro: 22,00 cm [Manómetro]
Descrição:
Aparelho constituído por dois corpos, um manómetro e uma sonda comprida que termina num sensor (piloro). O visor apresenta duas escalas, um ponteiro, um símbolo e referência ao fabricante e à origem. No rebordo da parte da frente tem uma inscrição. A superfície exterior do manómetro está parcialmente pintada.
Descrição

Aparelho constituído por dois corpos: um manómetro e uma sonda comprida e flexível que termina num sensor (piloro). O visor apresenta duas escalas, um ponteiro, um símbolo, referência ao fabricante e à origem. No rebordo frontal tem uma inscrição. A superfície exterior do manómetro está parcialmente pintada.

Era usado nos navios a vapor da Companhia Portuguesa de Pesca para medir a temperatura das caldeiras, que poderia variar entre os 100 a 430 graus centigrados ou entre os 200 a 800 graus Fahrenheit. Este tipo de termómetro permitia a leitura da temperatura a uma distância considerável, sendo muito utilizado em locais de díficl acesso, nos quais se colocava a sonda com o piloro.

© 2025 Almada - Todos os direitos reservados
Muda Contraste Atalhos Acessibilidade
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro
logotipo
CONTATOS

Site: institutoburlemarx.org
Instagram: @institutoburlemarx
Email: info@institutoburlemarx.org



TERMOS E CONDIÇÕES




Instituto Burle Marx Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro