logotipo

O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Nº inventário:
MN.2013.0974
Designação:
Agulha\de marear\seca
Incorporações:
Doação; Carlos Alberto Simões de Figueiredo
Medidas:
Altura: 1,30 cm
Diâmetro: 5,10 cm
Descrição:
De forma circular, inserida em caixa, também chamada morteiro, com tampa amovível. Apresenta rosa dos ventos com pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais. No centro tem peça de forma cónica, designada capitel, onde assenta um eixo vertical, o pilão, sobre o qual a rosa gira livremente. A caixa tem sinais de oxidação.
Descrição

De forma circular, inserida em caixa, com tampa amovível. Apresenta rosa dos ventos com pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais. No centro, o capitel, suporte do pilão, sobre o qual a rosa gira livremente. Instrumento de orientação e de ajuda à navegação.

Esta bússola pertenceu ao bisavô do Carlos Figueiredo, António Joaquim Simões, conhecido pela alcunha de “Cavaco”, tendo sido passada de geração em geração. Era António Joaquim Simões quem transportava os monarcas no bote para o Porto Brandão, aquando das caçadas que fazia nesta margem. Transportava ainda os barris que eram feitos no Porto Brandão para a Quinta da Arealva (Olho de Boi) e para a Teotónio Pereira (Ginjal). Sempre preferiu a bússola para navegar e era um objeto imprescindível nas suas deslocações pelo rio.

© 2025 Almada - Todos os direitos reservados
Muda Contraste Atalhos Acessibilidade
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro
logotipo
CONTATOS

Site: institutoburlemarx.org
Instagram: @institutoburlemarx
Email: info@institutoburlemarx.org



TERMOS E CONDIÇÕES




Instituto Burle Marx Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro