João Teotónio Pereira Júnior, Limitada.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

João Teotónio Pereira Júnior, Limitada.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHALM/SCTP-JTPJ

Tipo de título

Formal

Título

João Teotónio Pereira Júnior, Limitada.

Datas de produção

1876-12-23  a  1993-12 

Dimensão e suporte

81 u.i. (66 capilhas, 9 livros, 4 pastas, 2 maços); papel.

Extensões

66 Capilhas
9 Livros
2 Maços
4 Pastas

Produtor

João Teotónio Pereira Júnior, Limitada.

História administrativa/biográfica/familiar

Em janeiro de 1953, substituindo uma anterior sociedade, criada em 1921, por João Teotónio Pereira Júnior e seus filhos para o comércio e exportação de vinhos e outros líquidos, é constituída, mantendo a mesma designação comercial, uma nova sociedade empresarial com objeto social alterado e diferente. A atividade da empresa passa a ter como objeto social único e específico a gestão do património imobiliário, com a responsabilidade de administrar a “cultura e exploração de quaisquer prédios rústicos, incluindo a venda dos respetivos produtos, bem como, a gestão do património imobiliário, a administração civil de quaisquer prédios urbanos, tanto uns e de outros dos prédios que já possua, como dos que vier a possuir por compra, doação, arrendamento ou outro titulo.”A composição acionista da sociedade é constituída por Alberto Teotónio Pereira, Luís Teotónio Pereira, Pedro Teotónio Pereira, Clara Herman Pereira Nunes da Silva e Virgínia Maria Herman Pereira. O gerente da empresa é Henrique Nunes da Silva. A atividade desta empresa coexiste, de forma paralela e autónoma, com a atividade da outra Sociedade Comercial Teotónio Pereira, Limitada também propriedade da família, criada exclusivamente para prosseguir o antigo negócio de comércio de vinhos.Entre 1957 e 1993 verificam-se várias e sucessivas alterações e reorganizações da sociedade com a cedência, transmissão e venda de quotas entre os herdeiros dos sócios e membros da família Teotónio Pereira.A sociedade manteve-se na posse e controlo de várias gerações da família Teotónio Pereira e poderá ter sido dissolvida no início dos anos 2000.

Estatuto legal

Organismo privado.

História custodial e arquivística

Após a dissolução e encerramento, a documentação produzida pela empresa, permaneceu sob custódia da família Teotónio Pereira em diferentes espaços.Em 2013, a família através do Arquiteto Nuno Teotónio Pereira, formalizou a vontade em depositar o fundo documental, no Arquivo Histórico do Município de Almada. A transferência da documentação ocorreu em dezembro de 2013. Durante o ano de 2014, a documentação que se apresentava acumulada e desorganizada, sem instrumentos de descrição ou controlo, foi objeto de um processo de avaliação arquivística, com a finalidade de identificar e selecionar a parcela de documentos, com relevante valor histórico e cultural, a permanecer em depósito. A restante documentação avaliada sem interesse foi devolvida à família.O processo de depósito foi concluído, em janeiro de 2015, mediante a assinatura de auto de entrega definitivo de documentos, com o representante da família, o Dr. Gonçalo Teotónio Pereira de Sampaio e Mello. O fundo arquivístico depositado apresenta algumas lacunas documentais, nomeadamente no que se refere a livros de atas da Direção e Assembleia Geral da sociedade.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação depositada pelo Arquiteto Nuno Teotónio Pereira, em representação da família, mediante protocolo de cedência em regime de depósito e doação sucessiva assinado com o município, em 16 de julho de 2013. O protocolo foi aprovado pela vereação da Câmara Municipal, em reunião de 3 de Julho de 2013.

Âmbito e conteúdo

A documentação reflete as atividades da empresa João Teotónio Pereira Júnior, Limitada no domínio da gestão imobiliária de bens e propriedades rústicas e urbanas propriedade da família Teotónio Pereira e definidas no seu objeto social, compreendida entre 1953 e os anos 90 do século XX. Subfundo constituído maioritariamente por documentos de natureza financeira e contabilística, notariais e técnicos. Integra documentos gráficos, como desenhos e plantas de edifícios e de urbanização.

Sistema de organização

Critério de classificação adotado foi funcional. O subfundo foi agrupado em 6 secções e 2 subsecções que refletem funções desenvolvidas pela empresa: Constituição e organização, Planeamento e controlo de atividades, Gestão financeira, Contabilidade, Tesouraria, Gestão do pessoal, Gestão dos bens e propriedades imobiliárias.

Condições de acesso

Acessível. Exceto a documentação condicionada pelo mau estado de conservação ou sujeita às restrições estabelecidas pelo Regime Geral dos Arquivos e Património Arquivístico (n.º 1 e 2, art.º 17 do Decreto-Lei 16/93, de 23 de Janeiro), a Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (art.º 6, Lei n.º 46/2007, de 24 de agosto) e as relativas à proteção de dados pessoais ou nominativos.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos está condicionada pelo tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução. Está sujeita à legislação que regula os direitos de propriedade, os direitos de autor e direitos conexos, e outras disposições legais e regulamentares nomeadamente:- Lei Geral de Arquivos e Património Arquivístico;- Lei de Acesso aos Documentos Administrativos;- Tabela de taxas e licenças da Câmara Municipal de Almada.Os documentos só podem ser reproduzidos mediante pedido de autorização escrito ao serviço justificando a sua necessidade e finalidade e está sujeita ao pagamento de taxas, de acordo com a tabela de taxas e licenças para o ano em vigor.Os documentos não poderão ser fotocopiados ou digitalizados, mas transcritos ou fotografados, mediante pedido de autorização.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

ALMADA. Arquivo Histórico Municipal - Inventário preliminar do espólio Teotónio Pereira. [2015]. 38 f. Acessível no Arquivo Histórico Municipal, Almada, Portugal.ALMADA. Arquivo Histórico Municipal - Guia de remessa do espólio Teotónio Pereira. 2015. 25 f. Acessível no Arquivo Histórico Municipal, Almada, Portugal.ALMADA. Arquivo Histórico Municipal - Registo de entrada do espólio Teotónio Pereira. [2015]. Acessível no Arquivo Histórico Municipal, Almada, Portugal.TEOTÓNIO PEREIRA, Família - Lista do espólio documental da atividade comercial da Firma Theotónio Pereira no Ginjal. [s.d.]. Acessível no Arquivo Histórico Municipal, Almada, Portugal.ALMADA. Arquivo Histórico Municipal - Base de dados de descrição arquivística. [Em linha]. Disponível no sitio WEB e na sala de leitura do Arquivo Histórico. Em atualização permanente.