Plano de classificação

Almada em Postal.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Almada em Postal.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AHALM/CALMP

Tipo de título

Atribuído

Título

Almada em Postal.

Datas de produção

1920  a  2007 

Dimensão e suporte

81 u.i. (81 postais); papel.

Extensões

81 Envelopes

Entidade detentora

Arquivo Histórico de Almada.

Produtor

Câmara Municipal de Almada.

História custodial e arquivística

A presente coleção de postais foi constituída a partir dos finais da década de 1970 na antecessora unidade orgânica Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Almada, com o objetivo de preservar e divulgar fontes documentais iconográficas de suma importância para retratar a história e memória do concelho de Almada.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Integra bilhetes postais ilustrados provenientes de ofertas, compras, doações e recolhidos pelos vários serviços da CMA.

Âmbito e conteúdo

Contém bilhetes postais ilustrados com imagens de edifícios, espaços públicos, paisagens urbanas e naturais, património, monumentos, festividades, atividades sociais, eventos culturais, e outros temas representativos relacionados sobretudo com o território e gentes do concelho de Almada.

Ingressos adicionais

Trata-se de uma coleção aberta, prevendo-se incorporações adicionais de documentos.

Sistema de organização

Organização numérica.

Condições de acesso

Acessível. Exceto a documentação original condicionada pelo mau estado de conservação ou sujeita às restrições estabelecidas pelo Regime Geral dos Arquivos e Património Arquivístico (n.º 1 e 2, art.º 17 do Decreto-Lei 16/93, de 23 de Janeiro) e a Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (art.º 6, Lei n.º 46/2007, de 24 de agosto), relativas a dados pessoais ou nominativos.Os documentos foram digitalizados. O acesso será preferencialmente através do novo suporte.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos está condicionada pelo tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução. Está sujeita à legislação que regula os direitos de propriedade, os direitos de autor e direitos conexos, e outras disposições legais e regulamentares nomeadamente:- Lei Geral de Arquivos e Património Arquivístico;- Lei de Acesso aos Documentos Administrativos;- Tabela de Taxas e Licenças da Câmara Municipal de Almada.Os documentos só podem ser reproduzidos mediante pedido de autorização escrito ao serviço, justificando a sua necessidade e finalidade, e está sujeita ao pagamento de taxas, de acordo com a tabela de taxas e licenças, para o ano em vigor.Os documentos não poderão ser fotocopiados ou digitalizados, mas transcritos ou fotografados, mediante pedido de autorização.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário; catálogo em linha: http://www.m-almada.pt/arquivohistorico/

Data de publicação

16/04/2020 17:44:07