Junta de Freguesia de Charneca de Caparica.
Nível de descrição
Subcoleção
Código de referência
PT/AHALM/CALMF-JFCC
Tipo de título
Formal
Título
Junta de Freguesia de Charneca de Caparica.
Datas de produção
1999-08
a
1999-08
Dimensão e suporte
153 docs. fotográficos ( cores, TIFF); digital.
Produtor
Junta de Freguesia de Charneca de Caparica.
História administrativa/biográfica/familiar
A Freguesia de Charneca de Caparica, criada no dia 4 de Outubro de 1985 (Lei n.º 125/85), e elevada à categoria de vila a 2 de Julho de 1993 (Lei n.º 35/93), é a maior das 11 freguesias do concelho de Almada, com uma área total de 22,3 quilómetros quadrados, integrando os lugares de Vale Fetal, Quinta Nova, Quintinhas, Palhais, Quinta de Cima, Vale Rosal, Quinta da Saudade, Aroeira, Marisol, Vale Bem, Pinheirinho, Botequim, Vale Cavala, Regateira e Quinta da Morgadinha. Em 1897, a Charneca de Caparica era referida como a povoação mais importante da Freguesia de Caparica, tanto em comércio como em população, com cerca de 530 fogos. Após mais de 100 anos, a Charneca de Caparica é uma realidade bem diferente, com uma população permanente de 29763 habitantes (censos 2011). Para além da enorme área urbana, constitui património inestimável desta freguesia a área protegida da Arriba Fóssil e a Mata Nacional dos Medos. A Charneca de Caparica, devido às suas origens de características rurais, constituída por pinhais, matos, silvados e areais, acomodada para caçadas de montaria, não é rica em monumentos e factos históricos. A referência histórica mais antiga sobre a Charneca de Caparica respeita ao Convento da Cela Nova, mais tarde chamado de Nossa Senhora da Rosa. Outra referência importante é a Quinta de Vale de Rosal, onde foi erguido, em 1659, um cruzeiro em memória do Padre Inácio de Azevedo e outros mártires. Existem diversas referências ao vinho de Vale de Rosal, pela sua boa qualidade. São ainda importantes, do ponto de vista patrimonial, a Quinta de Cima, do século XVIII, a Quinta da Regateira e a Ermida do Bom Jesus e a Quinta de Monserrate. A Lei n.º 11-A/2013, publicada a 28 de janeiro de 2013, para dar cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território, constante da Lei n.º 22/2012, determinou a extinção de 1165 freguesias no País, 27 no Distrito de Setúbal. Com a reorganização de freguesias, a Charneca de Caparica passou a integrar a União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
As provas fotográficas originais foram cedidas por empréstimo para digitalização pela União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda em abril de 2021.
Âmbito e conteúdo
Imagens, em diversos suportes fotográficos, produzidas, acumuladas ou reunidas pela Junta de Freguesia que retratam temáticas relacionadas com o território e as gentes da Charneca de Caparica.