União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Subcoleção   Subcoleção

Código de referência

PT/AHALM/CALMF-UFACPPC

Tipo de título

Formal

Título

União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

Datas de produção

1987  a  1991 

Dimensão e suporte

166 docs. fotográficos (cor, TIFF); digital.

Extensões

166 Ficheiros

Produtor

União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

História administrativa/biográfica/familiar

Até 1878 o Pragal pertenceu à Freguesia de Santa Maria de Almada, tendo esta sido extinta, foi incluída na Freguesia de Almada.Localidade com topónimo antigo, as suas raízes remontam pelo menos ao século XVI.Durante séculos a agricultura constituiu a base económica do Pragal. Zona rica em terrenos agrícolas e quintas, aqui se produzia essencialmente cereal, azeite e vinho. A partir do séc. XIX, em consequência do decréscimo de produção da vinha, afetada por um conjunto de doenças, assistiu-se à transformação económica desta localidade. Diversificaram-se as atividades económicas, assistindo-se ao desenvolvimento de pequenas indústrias, como a Saboaria e a Cerâmica de barro vermelho. A Saboaria foi instalada no sítio da Arrábida, junto ao Tejo. Já as fábricas de cerâmica, localizaram-se em Palença de Baixo, lugar posteriormente ocupado pela Tagol e atualmente pela Sovena.Há a apontar ainda o desenvolvimento de um conjunto de outras atividades económica, com particular destaque para a Costura.Em meados do século XX, o Pragal conheceu a decadência, evidenciada na degradação das suas ruas e edifícios. Esta situação deveu-se ao facto de os seus habitantes terem passado de camponeses a operários, tendo piorado as suas condições de vida. Para melhorar esta situação, foram criadas pelos pragalenses duas associações: Cooperativa de Consumo (1918) e a Sociedade Recreativa União Pragalense (1919), cuja acção económica e social foi de grande importância.O povoado do Pragal assume um lugar de destaque na geografia do concelho, quer na ligação entre Almada e a Caparica, quer também, a partir da construção da ponte, como plataforma de ligação do concelho e do território metropolitano a sul do Tejo, à cidade de Lisboa.Em 1985, com a A Lei n.º 123/85 de 4 de Outubro, o Pragal constituiu-se como sede de freguesia. A Lei n.º 11-A/2013, publicada a 28 de janeiro de 2013, para dar cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território, constante da Lei n.º 22/2012, determinou a extinção de 1165 freguesias no País, 27 no Distrito de Setúbal. Com a reorganização de freguesias, a freguesia do Pragal integra a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas. Atualmente, é um dos principais núcleos habitacionais urbanos, um centro de comércio e serviços da cidade e do concelho de Almada, com valores históricos, patrimoniais e culturais dignos de referência.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

As provas fotográficas originais foram cedidas por empréstimo para digitalização pela União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas em maio de 2022.

Âmbito e conteúdo

Fotografias produzidas, acumuladas ou reunidas pela ainda Junta de Freguesia do Pragal, que retratam as vivências, o território, o património artístico, cultural e arquitetónico do Pragal.