Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHALM/CCA-001
Tipo de título
Formal
Título
Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.
Datas de produção
1887-01-24
a
2017-06-05
Dimensão e suporte
112 caixas (179 livros, 4 álbuns, 744 maços com 29115 documentos; 28 capilhas; 5 pastas); papel e papel fotográfico.
Extensões
179 Livros
4 Álbuns
744 Maços
29115 Outros
28 Capilhas
5 Pastas
Produtor
Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.
História administrativa/biográfica/familiar
A Sociedade Filarmónica Incrível Almadense foi fundada, em 1 de Outubro de 1848, no Pátio Prior do Crato, Concelho de Almada, como coletividade de recreio e cultura popular, tendo como objetivo central, a criação de uma banda filarmónica. Mais tarde, foi fundado um teatro e cinema. A Banda da Incrível é a mais antiga do Concelho de Almada e a segunda mais antiga do distrito de Setúbal, sendo originalmente constituída por operários tanoeiros e corticeiros. Atualmente, a sociedade é pessoa coletiva de utilidade pública e rege-se pelos estatutos aprovados, em 7 de Janeiro de 2002, tendo a sua sede, na Rua Capitão Leitão, n.º 3, freguesia e concelho de Almada. Segundo os estatutos, tem como finalidade a promoção cultural dos sócios em particular, e do povo em geral, através da educação cultural, física e desportiva e ação recreativa, visando a formação humana integral. A Sociedade é composta por um número ilimitado de sócios, nas categorias de efetivo, de mérito e honorário. Ao longo da sua história, a instituição teve importante intervenção social e política, permitiu a reunião, o convívio e a discussão de ideias. Atualmente mantém uma importante oferta cultural, recreativa e desportiva.Para o biénio 2014-2015 foram eleitos os seguintes membros dos Órgãos Sociais:- Assembleia Geral, como presidente Alfredo Guaparrão dos Santos, vice-presidente João Manuel Navarro Rosa e secretário Arnaldo Duarte Rodrigues;- Conselho Fiscal, como presidente Manuel Caiado Soeiro, secretário António Barão Ramos e relator José João Rosa Leal;- Direção, como presidente José Luís Moreira Tavares, vice-presidente administrativo Alexandre António Brás Moreira, vice-presidente cultural, recreativo e desportivo Mara Rita Silva Martins, secretário João Paulo Cavalheiro Rodrigues e tesoureiro Manuel;- Conselho Consultivo, foram eleitos Francisco José da Luz Gonçalves, Fernando Miranda Barão, Vítor Manuel Resende Brilhante, João de Oliveira Primo, Carlos Guilherme Sanches de Almeida e Francisco José Silva Santos.
História custodial e arquivística
A documentação, em suporte papel, encontra-se depositada na entidade produtora.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação tratada e organizada pela empresa SHP - Consultoria Informática, Lda. A Câmara Municipal de Almada disponibiliza os registos arquivísticos e as respetivas imagens.
Âmbito e conteúdo
O Sub fundo agrupa documentação produzida pelos órgãos sociais, no cumprimento das suas funções e pelas atividades desenvolvidas pela coletividade, destacando-se a atividade associativa (atas dos órgãos sociais, registos de presenças, tomadas de posse, regulamentos e estatutos, processos de solenidades, comemorações e homenagens); documentação relacionada com os associados (inscrições, fichas de sócios, registos em livros, registo de quotas); contabilidade (relatórios e contas, planos de atividade e orçamentos); documentação relacionada com as atividades de apoio social, cultural, recreativo, desportivo; expediente (correspondência expedida e recebida pela coletividade) e fotografias.
Sistema de organização
Na organização e classificação do acervo documental da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense seguiu-se a organização orgânico-funcional, estando dividido em dez secções, com as suas respetivas séries. Na constituição das séries recorreu-se à tipologia da documentação, sendo que, na organização da documentação dentro das séries, destacou-se o critério cronológico.
Idioma e escrita
Português.
Notas de publicação
Referência bibliográficaMilheiro, Luís Alves, Almeida, Carlos Guilherme Sanches de, "António Henriques, o associativista e historiador de Almada e das suas coletividades (1915-2015)", Ed. da Comissão Organizada da Comemoração do Centenário de António Henriques, 2015.