Clube Recreativo Charnequense

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Clube Recreativo Charnequense

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHALM/CCA-007

Título

Clube Recreativo Charnequense

Datas de produção

2015  a  2015 

Dimensão e suporte

26 caixas, cujo conteúdo inclui 29 livros; 195 processos; papel e papel fotográfico

História administrativa/biográfica/familiar

O Clube Recreativo Charnequense foi fundado na freguesia de Charneca, concelho de Almada, em 31 de janeiro de 1910, por José Pinho, Francisco Pinho e João António da Silva, recentemente chegados do serviço militar e imbuídos do espírito republicano. A sede original, situada na Avenida Elias Garcia, em Palhais, foi alvo de muitas obras de melhoramento, tendo a mais importante ocorrido no ano de 1955. Em 1970, foi inaugurada a sua biblioteca. Atualmente, o Clube é uma Instituição de Utilidade Pública desde 22 de Junho de 1996 e tem como principais objetivos promover o recreio dos seus associados através de festas, bailes, jogos, teatro amador, filmes e desporto; difundir o desenvolvimento cultural dos seus associados com o recurso a exposições, bibliotecas, e outras atividades; promover o bem-estar físico dos seus associados através da prática de desporto amador. Rege-se pelos estatutos datados de 4 de março de 2015, revogando os anteriores. Segundo os Estatutos podem ser associadas todas as pessoas singulares maiores de dezasseis anos, dividindo-se em associados ordinários e honorários.Os corpos sociais da Associação são compostos pela Assembleia Geral, a Direção e o Conselho Fiscal, sendo os membros eleitos para exercer funções por um período de cinco anos. A Assembleia Geral, como órgão de soberania máximo da Associação, é constituída por todos os associados em pleno uso dos seus direitos. Atualmente estão em atividade os seguintes membros dos órgãos sociais:- Na Mesa da Assembleia Geral Hugo Alexandre Teixeira de Carvalho, Rita Alexandra Morais Fachadas e Mário Rui Preguiça Oliveira - Na Direção, como presidente Célia Maria Ramos Morais, vice-presidente Orlando Manuel Mestre Cruz, tesoureiro José Saraiva Morais, secretário Vinícius Soares da Silva, vogal Gonçalo Nuno de Sousa Macedo Leal; - No Conselho Fiscal Luís Manuel Santos Batista, João Carlos Henriques Duarte e Bruno Eduardo Pinto Xavier.

Âmbito e conteúdo

O Fundo agrupa documentação produzida pelos órgãos sociais no cumprimento das suas funções e pelas atividades desenvolvidas pela coletividade, destacando-se a atividade associativa (atas dos órgãos sociais, registos de presenças, tomadas de posse, estatutos e regulamentos), documentação relacionada com os associados (inscrições, fichas pessoais, registos em livros), contabilidade (relatório de contas, plano de atividades e orçamentos), documentação relacionada com as atividades de apoio social, cultural, recreativo, desportivo, expediente (correspondência expedida e recebida pela coletividade) e fotografias.O Fundo agrupa documentação produzida pelos órgãos sociais no cumprimento das suas funções e pelas atividades desenvolvidas pela coletividade, destacando-se a atividade associativa (atas dos órgãos sociais, registos de presenças, tomadas de posse, estatutos e regulamentos), documentação relacionada com os associados (inscrições, fichas pessoais, registos em livros), contabilidade (relatório de contas, plano de atividades e orçamentos), documentação relacionada com as atividades de apoio social, cultural, recreativo, desportivo, expediente (correspondência expedida e recebida pela coletividade) e fotografias.

Sistema de organização

Na organização e classificação do acervo documental do Clube Recreativo Charnequense seguiu-se a organização orgânico-funcional, estando divido em nove secções, com as suas respetivas séries. Na constituição das séries recorreu-se à tipologia da documentação, sendo que na organização da documentação dentro das séries primou o critério cronológico.

Idioma e escrita

Português

Notas de publicação

Referência bibliográficaFLORES, Alexandre, POLICARPO, António, "Proclamação da República em Almada", Coleção de Estudos Locais, Câmara Municipal de Almada, 2011. VENTURA, António, Revoltar para Resistir, A Maçonaria em Almada (1898-1937), Coleção de Estudos Locais, Câmara Municipal de Almada, 2010. REIS, Victor, Charneca de Caparica: Histórias da sua História, 1º Ed., Amadora, 2011.