Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/AHALM/CCA-011
Título
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada
Datas de produção
2018
a
2018
Dimensão e suporte
155 caixas, cujo conteúdo inclui 150 livros; 13 álbuns; 2.279 processos; papel e papel fotográfico
História administrativa/biográfica/familiar
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada foi fundada a 26 de agosto de 1913, tendo como principal impulsionador Tomás de Oliveira. Primeiramente por falta de instalações próprias começou por se reunir na Associação dos Tanoeiros, situada na Rua Capitão Leitão e, posteriormente, no Posto Municipal de Incêndios. Instalou-se depois na Quinta das Serras, junto à cadeia e mais tarde teve o seu primeiro quartel nas ruas denominadas Engenheiro Sá e Melo e Júdice Pargana. Em 27 de setembro de 1983 foi inaugurado o atual quartel com sede na Rua Cândido Capilé, números 13/14, freguesia e concelho de Almada. A Corporação dos Bombeiros Voluntários de Almada integra atualmente cerca de centena e meia de elementos, tendo sob sua responsabilidade direta as freguesias de Almada, Pragal e Sobreda. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada, pessoa coletiva de utilidade pública desde 10 de dezembro de 1926, rege-se atualmente pelos estatutos aprovados em Assembleia Geral extraordinária, em 7 de Agosto de 2009, tem com principal missão a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios. Paralelamente atua no campo da prestação de cuidados de saúde, promove atividades desportivas, culturais e recreativas, para uma melhor preparação física dos seus associados; atividades de carácter social de apoio à infância, à juventude, à deficiência e aos idosos ou noutras situações de carência que justifique uma atuação pró humanitária.Os órgãos sociais são constituídos pela Assembleia-Geral, pela Direção e pelo Conselho Fiscal, que são integrados respetivamente por um número ímpar de titulares, de entre os associados efetivos, dos quais um tem o cargo de Presidente. A Associação tem um número ilimitado de Associados que concorrem para o património social através do pagamento de uma quota, sendo que podem ser sócios pessoas singulares maiores de dezoito anos e pessoas coletivas legalmente constituídas, a admissão de sócios menores de dezoito anos e incapazes está condicionada à autorização por quem legalmente exercer o poder de tutela. Os sócios classificam-se em sócios efetivos, beneméritos, honorários e auxiliares. Para o Triénio 2018/2019 foram eleitos os seguintes membros dos órgãos sociais:- Mesa da Assembleia Geral, como presidente Alexandra Isabel Padrão Caetano, vice - presidente Anabela de Jesus Florido Vidal Serra, secretário Sandra Cristina Frade Penetra Paixão, e suplentes Maria Constança Pereira Ferreira dos Santos e José João Loure- Direção, como presidente Ana Paula Almeida Nunes Nunes, vice-presidentes José Carlos Almeida Teodoro e Vítor Manuel Neves Almeida Gonçalves, secretário Maria Manuela de Oliveira Frois, tesoureiro Isabel Alexandra Honrado Martins, vogais José Augusto da - Conselho Fiscal, como presidente João Osório Ferro de Jesus, secretário José António Matosa, relator Carlos Manuel Pereira da Silva e suplente Nuno Miguel Soler Silva Fernandes Santos.
Âmbito e conteúdo
O Fundo agrupa documentação produzida pelos órgãos sociais no cumprimento das suas funções e pelas atividades desenvolvidas pela coletividade, destacando-se a atividade associativa (atas dos órgãos sociais, registos de presenças, tomadas de posse, estatutos e regulamentos e processos de solenidades, comemorações e homenagens), documentação relacionada com os associados (inscrições, fichas pessoais, registos em livros), contabilidade (relatório de contas, plano de atividades e orçamentos), documentação relacionada com os diversos serviços prestados (relatórios de ocorrências, inspeções e registo de serviço), com as atividades de apoio social, cultural, recreativo, desportivo, expediente (correspondência expedida e recebida pela associação) e fotografias.
Sistema de organização
Na organização e classificação do acervo documental da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almada seguiu-se a organização orgânico-funcional, estando divido em treze secções, com as suas respetivas séries. Na constituição das séries recorreu-se à tipologia da documentação, sendo que na organização da documentação dentro das séries primou o critério cronológico.
Idioma e escrita
Português